Gerenciador de e-mail: organização e produtividade no atendimento
Com a ascensão dos aplicativos e redes sociais, é comum o pensamento de que o e-mail não é mais relevante como canal de atendimento. A realidade, no entanto, é bem diferente: a demanda por esse meio de comunicação continua em alta. É preciso utilizar as ferramentas certas para conseguir responder a todas as solicitações com eficiência. Por isso, o gerenciador de e-mail vem ganhando destaque nos últimos anos.
O atendimento por mensagens deve ser realizado de forma ágil, a fim de garantir a satisfação do consumidor. Não basta contar com uma equipe qualificada: sua empresa deve ter um sistema que centralize toda a comunicação e facilite o monitoramento.
Tem interesse no assunto? Neste artigo, vamos mostrar a importância do gerenciador de e-mail para elevar a produtividade do atendimento. Continue com a gente e tire todas as suas dúvidas!
A importância do atendimento via e-mail
Não é de hoje que o e-mail é uma das principais ferramentas de interação no ambiente corporativo. Com o aumento da conectividade promovido pela pandemia de COVID-19, esse meio de comunicação ganhou ainda mais relevância, conquistando novos usuários.
Estima-se que 72% dos consumidores preferem ser contatados por e-mail em vez de receber ligações telefônicas e mensagens pelo WhatsApp, por exemplo. Isso indica que, apesar do surgimento das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, o e-mail ainda é preferência por parte de um amplo público.
Diversas razões o tornam um importante canal de atendimento. Entre elas, sua alta disponibilidade e seu excelente custo-benefício. Além disso, é uma opção discreta, que pode ser utilizada pelos consumidores em seu horário de trabalho, por exemplo. A praticidade de abrir as mensagens a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel é outro importante diferencial.
Vale destacar que o e-mail traz a sensação de segurança para o consumidor, uma vez que as conversas ficam registradas e sempre à sua disposição. Além disso, o fato de permitirem o compartilhamento de arquivos expande as possibilidades da comunicação, facilitando a troca de informações. Assim, problemas são entendidos e resolvidos com mais eficiência.
As vantagens do gerenciador de e-mail
Para proporcionar uma boa experiência ao cliente, é necessário que as respostas às suas solicitações sejam rápidas, didáticas e efetivas. A melhor forma de conseguir obter um atendimento de excelência e garantir que todas as demandas sejam efetivamente respondidas é implementar um gerenciador de e-mail.
Trata-se de um sistema que centraliza e agiliza o fluxo de atendimento, possibilitando o monitoramento de métricas e o controle de todas as informações. Seus recursos favorecem a produtividade da equipe, que pode identificar prioridades e acompanhar facilmente o andamento das solicitações.
Pioneira no desenvolvimento de plataformas de Customer Experience no Brasil, a Sercom criou um exclusivo gerenciador de e-mail que conta com as principais features do mercado, fornecendo ao usuário total autonomia sobre o atendimento.
Suas funcionalidades incluem:
- Segmentação automática de e-mails;
- Controle de tempo de resposta;
- Diversos tipos de relatórios;
- Cadastros de templates de respostas;
- Controle de produtividade;
- Estatísticas dos motivos de contato.
Com os dados fornecidos, é possível personalizar a mensagem de acordo com o histórico armazenado para facilitar as conversões. Como resultado de sua implementação, empresas obtêm maior controle da qualidade de atendimento e um aumento na satisfação do cliente, que se reflete positivamente nas vendas e na fidelização. Então, por que não investir?
Descomplique suas interações
Apesar da popularização dos chats e aplicativos, o e-mail continua sendo um dos meios mais eficientes de interagir com clientes. Isso porque ele proporciona conveniência e discrição, podendo ser acessado em qualquer lugar. Os registros sempre disponíveis oferecem segurança e tranquilidade aos clientes, e a possibilidade de anexação de arquivos expande suas possibilidades de uso.
Com os consumidores cada dia mais exigentes, deixar de prezar pela qualidade do atendimento é sinônimo de perder oportunidades. Nesse cenário, o gerenciador de e-mail surge como a opção ideal para manter a excelência dos serviços prestados. Com ele, é possível ter total controle de métricas e encontrar oportunidades de melhoria. A agilidade aumenta, assim como a satisfação dos consumidores. Os resultados são mais conversões e clientes fiéis à marca.
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