Política de Privacidade

Utilizamos cookies para controlar o tráfego, identificar usuários e sessões de uso, armazenar conteúdo, acompanhar o comportamento do público para monitorar as atividades do site e otimizar a sua experiência. Em caso de dúvidas, leia nossa

sercom
image blog
BlogImprensaBiblioteca
Artigo do mês

Chatbots: como os robôs beneficiam empresas B2B?

Ao longo dos anos, inúmeras inovações tecnológicas redefiniram as relações entre clientes e marcas, como é o caso dos chatbots. Os robôs são um recurso inovador que se baseia em inteligência artificial para recriar as interações entre seres humanos. Com isso, a qualidade do atendimento e da resolução de problemas sobe, agregando valor ao diálogo.

Neste artigo, você vai descobrir como essa dinâmica funciona e quais as vantagens da sua utilização para as empresas B2B. Isso se aplica à conversão de leads e a resultados significativos para a sua companhia. A disponibilidade permanente da sua organização nos meios digitais já seria uma razão para investir no recurso, mas há outras. Tire todas as suas dúvidas sobre o tema e aproveite a leitura!

O uso dos chatbots nas interações comerciais

Os chatbots são robôs que têm a capacidade de replicar conversas entre humanos, e podem ser baseados em regras ou em inteligência cognitiva. Logo, a ferramenta aposta no registro de informações e no aprimoramento da linguagem para tornar o contato individualizado e efetivo. Para as organizações que buscam respostas ágeis por meio de chats e mensagens, a aposta é viável.

Na prática, os robôs acessam históricos e conseguem utilizar abordagens únicas, o que permite um atendimento mais humanizado. Mais do que isso, muitas demandas, em especial as de caráter técnico, podem ser solucionadas sem a presença de um atendente. Dúvidas sobre horários de atendimento ou o funcionamento de uma loja, por exemplo, são facilmente respondidas.

Os chatbots se configuram como uma opção viável para as companhias que buscam oferecer dinâmicas de comunicação que sejam diferenciais competitivos. Seu funcionamento se dá em sites, aplicativos e mesmo no SMS, em janelas de diálogo que conectam marca e cliente instantaneamente.

Com as empresas B2B, não é diferente. De forma resumida, o relacionamento entre as marcas é ainda mais complexo quando comparado ao B2C. Isso porque as transações comerciais têm muito peso no mercado, além da lealdade envolvendo o suprimento de produtos e serviços. As políticas contratuais são outro diferencial desse tipo de cenário, e todos os detalhes devem ser levados em consideração.

Com isso, em qualquer etapa da jornada de compra, o processo pode ser simplificado. É possível até mesmo fechar vendas com a agilidade dos chatbots. Isso acontece porque os softwares agregam naturalidade ao contato, tornando-o similar a uma conversa entre pessoas conhecidas, mas com conhecimento para tirar dúvidas.

O uso desse tipo de recurso é um suporte à comunicação como um todo. A partir de sua capacidade de memorização e aprendizado, quanto mais ele interage, mais preparado fica para conversar com o usuário. Quando se pensa em Customer Success, esse processo se torna ainda mais significativo.

Chatbots e as vantagens para as empresas B2B

Os chatbots representam um tipo de autoatendimento que pode trazer grandes benefícios para os negócios B2B. Aqui, ao não envolver o cliente final, o contato se torna relevante para garantir compras e suporte em quaisquer instâncias, inclusive no setor de logística.

Por isso, os robôs são vantajosos para esse tipo de empreendimento. A principal delas é a autonomia na hora de comprar ou contratar, um diferencial competitivo no B2B. Afinal, o tempo vale muito e dúvidas podem ser facilmente solucionadas, o que também interfere nos contratos entre as partes.

Outro benefício dos chatbots é uma equipe que direciona os esforços às áreas realmente necessárias. Perguntas rotineiras, acompanhamento de compras e afins podem ser conduzidos pelos robôs, enquanto os atendentes cuidam de outras ações que podem impactar na fidelização desses clientes. No caso das empresas B2B, esse aspecto é primordial.

Quer apostar na ferramenta?

O diálogo entre consumidores e marcas foi revolucionado com a chegada dos chatbots. Em vez de aguardarem atendimento ou respostas escritas, por exemplo, os clientes agora interagem com robôs prontos para acessarem informações e solucionarem problemas. A personalização desse atendimento é outra vantagem para a experiência do cliente, assim como a agilidade.

Os chatbots são, portanto, uma ferramenta ideal para negócios no formato B2B. Além disso, os robôs são grandes aliados de marcas que buscam inovar nas interações com os usuários. Quer saber mais sobre esse assunto que tem tudo a ver com tecnologia? Faça o download do nosso infográfico sobre os bots e descubra como a inteligência artificial pode impactar o seu negócio!

NEWSLETTER

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail.

icone avião de papel
icone de uma carta amarela
banner omnichanel

Deixe seu comentário

Eu li, estou ciente das condiçoes de tratamento dos meus dados pessoais e dou meu consentimento, quando aplicável, conforme descrito naPolítica de Privacidade